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sexta-feira, 29 de abril de 2011

O Uniform System of Accounts for Hotels

Ate o inicio da decada de `70 o estilo gerencial adotado pelo grupo Othon estava baseado no modelo classico europeu, com uma grande enfase em servico, e pouca cobranca em termos de resultados.  A administracao estava fortemente concentrado no Escritorio Central, que praticava tomavam todos as decisoes que afetavam o resultado financeiro de cada hotel.  O gerente de cada unidade era acima de tudo um burocrata, responsavel por implementar as decisoes tomadas pelo Escritorio Central, alem de cuidar do dia a dia operacional do hotel, mas nada de autonomia ou inovacoes.

No inicio de 1971 tudo isso comecou a mudar.  O Othon, que ate entao dominava completamente o mercado hoteleiro carioca, comecou a se preocupar com a anunciada vindo ao Brasil dos grupos hoteleiros estrangeiros.  O primeiro desses hoteis, o Sao Paulo Hilton, abriu suas portas na Avenida Ipiranga em outubro de 1971, e ja se anunciava a construcao no Rio do Sheraton, do Intercontinental, e do Meridien, entre outros.  O proprio grupo Othon tambem pensava no futuro, e anunciava a construcao de tres novos grandes hoteis, o Rio Othon Palace, o Bahia Othon Palace, e o Belo Horizonte Othon Palace.  O que estes hoteis novos tinha em comum era o tamanho, todos muito maiores que os antigos.  Era claro para Othon, que para administar estes novos mega-hoteis precisaria modernizar o sistema gerencial, e que nao seria possivel manter o estilo demasiaamente centralizador. 

Uma das primeiras providencias tomadas foi a adocao do "Uniform System of Accounts for Hotels", um sistema contabil  padrao adotado por todas as cadeias internacionais, e que tinha como resultado a possibilidade de criar centros de custos para todas as areas operacionaisdo hotel, e em consequencia disso elaborar orcamentos setoriais detalhados, alem de auferir o resultado de cada setor do hotel.   Novamente, eu tive a sorte em que o Hotel Castro Alves, por ser um hotel menor, foi escolhido para ser o piloto dessai mplantacao.  Foi contratado um consultor americano para orientar e guiar o processo, e durante 90 dias tive o privelegio de ter aulas diarias sobre todos os aspectos ligados a este sistema.  Foi um sorte enorme, pois me tornei quase um expert num assunto que muito poucos hoteleiros no Brasil conheciam, e este fato foi fundamental para o prosseguimento da minha carreira, numa etapa posterior. 

Ja comentei antes que o Hotel Castro Alves foi o primeiro hotel do Brasil a instalar frigobares nos apartamentos.  Mas foi tambem o primeiro hotel do Brasil a operar dentro do conceito do "Uniform System".  Desses dois pioneirismos, certamente o segundo foi a mais importante para a minha carreira!

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