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sábado, 5 de março de 2011

Uma Prova de Fogo

         Algumas semanas após esse episódio, minha carreira deu um avanço importante  quando fui designado para ocupar o cargo de sub-gerente do Hotel Trocadero, na Avenida Atlântica, esquina com Paula Freitas.  Era um hotel de 120 apartamentos e, depois do Leme Palace, era considerado o melhor hotel do grupo Othon no Rio de Janeiro.  O trabalho consistia em ajudar o gerente-geral naquilo que ele determinasse, que normalmente era de fiscalizar as áreas operacionais do hotel, que incluía desde cuidar do café da manha, ate supervisionar o trabalho da recepção e da governanca.  Também ajudava no trabalho administrativo, já que isto era uma área que eu dominava bem, principalmente após ter passado pela  auditoria operacional.  Mas a principal razão que fui designado para este cargo foi para reforçar a área operacional, já que o hotel havia sido contratado por um grande operador americano para hospedar um total de 15 grupos, cada um ocupando 60 apartamentos (ou seja, 50% do hotel), em regime "back-to-back", ou seja, os grupos seriam contínuos, com cada grupo permanecendo no hotel por quatro noites.  Isso já seria uma operação complicado em quaisquer circumstancias, mas o que fazia a operação mais complicada ainda era que os grupos viajavam num avião fretado que, por exigências do DAC, só poderia pousar no Galeão a meia-noite,  com o voo de retorno previsto para duas horas da manha.  Isso significava que o grupo que partia deixava os apartamentos as 23 horas, sendo os apartamentos novamente ocupados pelo outro grupo que chegava no hotel as 2 da manha.    Essa logística criava uma enorme dificuldade para o hotel, pois há cada quatro dias durante dois meses nos tínhamos que inverter as escalas de trabalho para que os funcionários  diurnos trabalhasse a noite, e os noturnos  trabalhassem de dia.  Era preciso ter muita organização, muita disciplina, e muita dedicação por parte dos funcionários para fazer o esquema funcionar.  Mas se tudo isso não bastasse, ainda havia um outro grande complicador.  E que o hotel havia programado alguns meses antes uma grande reforma na recepção e no restaurante do hotel.  As obras deviam ter terminado bem antes da chegada do primeiro grupo, mas por uma falha na entrega de materiais isso não aconteceu, e o "lobby" do hotel e o restaurante mais parecia um canteiro de obras do que um hotel de luxo.  Alem disso, os vidros "blindex" da fachada não haviam sido entregues e a aparencia do hotel, cercado de tapumes, era desolador.  Os hospedes só eram informados desse "contra-tempo" quando eles já estavam nos ónibus a caminho do hotel. e embora   fazíamos de tudo para cativar os hospedes, como servir caipirinhas na própria calcada da Av. Atlântica e entregar flores para as senhoras assim que eles desembarcassem dos ónibus, as reclamacoes eram muitos, com alguns hospedes simplesmente recusando de colocar os pés dentro do hotel.  Entretanto, como era madrugada, e como não havia outras opcoes, eles acabavam entrando, mas não sem antes ameaçar processar o hotel, o operador, e qualquer outro que julgassem estar envolvido com o problema.  Para o hotel, era de um desafio e tanto, mas felizmente, na grande maioria dos casos,  com o passar dos dias os hospedes passavam a apreciar os esforços que fazíamos para agradar-los, e quando partiam após quatro dias era num clima de grande alegria e descontracao. Assim que cada grupo partia, corríamos feitos loucos para preparar tudo para a chegada do próximo grupo, já sabendo que a novela ia começar de novo.  Após 60 dias, quando finalmente o seriado terminou estávamos todos exaustos.  Eu mesmo havia vários vezes virado 24 horas em serviço, e numa ocasião, após trabalhar 36 horas ininterruptamente cai na cama e dormir 12 horas sem parar.  Infelizmente, apesar dos nossos esforços, essa historia não teve um final feliz.  A operadora americana acabou processando Hotéis Othon pelo não cumprimento do contrato, e ainda tirou Rio de Janeiro dos seus roteiros durante muitos anos.  Mesmo assim, para mim pessoalmente, a experiência valeu muito para o meu amadurecimento e formação profissional.

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