Total de visualizações de página

segunda-feira, 21 de março de 2011

As Tachas Douradas

        Algum tempo depois dessa experiência, chegou a época de ferias do gerente, e fui designado para substituir-lo nas ferias.  Era uma responsabilidade enorme, pois e uma coisa ser assistente, e outra, completamente diferente, quando passar a ser o chefe, e obrigado a tomar decisões.  Embora eu estivesse ainda com apenas 22 anos de idade, eu me achava razoavelmente preparado para o desafio, pois pelo menos eu conhecia bem toda a rotina burocrática que ocupava boa parte do tempo dos gerentes, e o hotel tinha bons profisssionais tanto na recepção, como na governanca, e na cozinha, que garantiam o bom funcionamento operacional do hotel..  Alem  disso, o gerente me entregou uma lista com os principais providências que deveria dar uma atenção especial durante a sua ausência.  Uma dessas providências se dizia respeito ao serviço de estofamento que seria executado nos sofás e poltronas da sala de estar do hotel.  A companhia empregava um estofador que atendia, num sistema de rodizio, vários hotéis do grupo.  O gerente me explicou que dentro de 15 dias o estofador chegaria no Hotel Trocadero e me mostrou o serviço que ele queria que fosse realizado.  Me explicou ainda, que, uma semana antes o estofador viria ao hotel para saber qual seria o trabalho a ser realizado, e a partir disso determinar que material seria necessário para executar o serviço.  Resolvido isso, então cabia ao gerente fazer o pedido de compra para o escritório central.  No dia marcado, o estofador compareceu no hotel. Mostrei para ele o serviço que teria de executar, e ele logo fez o calculo do material necessário que teria que ser comprado.  Como me pareceu tudo muito razoável, fiz o pedido de compras e mandei para o escritório central.  No dia seguinte o  Diretor me ligou e disse “ O Senhor esta fazendo um pedido de material de estofamento”  “Sim Senhor”, respondi, “E que na semana que vem o estofador estará chegando aqui no hotel e este material e o que ele necessita para executar o trabalho” “Qual e o serviço que ele vai executar” me perguntou o Diretor.  Eu já estava esperando esta pergunta e respondi prontamente “Ele vai estofar oito poltronas e duas sofás da sala de estar, Senhor”  “Esta bem, mas estou vendo que o Senhor esta pedindo duas caixas de tachas douradas”, “Sim, Senhor”, respondi, “E que as poltronas e os sofás são rodeados com tachas dourados que também precisam ser substituidas”  “Quantas tachas douradas tem em cada poltrona?”  “Nao tenho certeza, Senhor”, respondi, já sentindo que a conversa não iria terminar bem.  “E quantas tachas douradas tem em cada caixa?” indagou o Diretor  “Tambem não sei, Senhor”  “Entao como o Senhor sabe que precisa de duas caixas de tachas douradas, e não apenas uma?”  “E, realmente não sei”, tive que admitir.  “Entao o Senhor confere quantas tachas vai precisar nas poltronas, e quantas tachas tem em cada caixa, e depois me ligue para confirmar o pedido”  E assim foi feito.  Por sorte, acabou precisando mesmo das duas caixas, mas a lição tinha sido aprendida, e ate hoje sei quantas tachas douradas cabem em cada caixa!.

Um comentário:

  1. Existem coisas que a gente não esquece jamais...
    As "tachas douradas" foram importantes para vc começar a adquirir informações e ter atitude.

    ResponderExcluir