Total de visualizações de página

quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

Claudia Cardinale

         Passado a experiência na cozinha, a próxima etapa do meu estagio em Alimentos e Bebidas foi trabalhando no restaurante como commis, e mais tarde como garcon.  Nesta época tive muitas experiências variadas pois trabalhei em todos os setores, e em todos os horários, incluindo de madrugada.  Pela primeira vez, o trabalho me colocava em contato direto com os hospedes,  que foi uma experiência interessante,  e logo descobrir que abria também a possibilidade de  ganhar boas gorjetas!   Na época,  o hotel hospedava muitos grupos de turistas americanos,  geralmente idosos aposentados, que faziam um tour sul-americano, passando por vários países.  Havia um predominancia de Senhoras nestes grupos, muitas das quais viúvas,  e que invariavelmente ficavam encantadas com a qualidade do inglês do jovem garcon que as atendiam no café da manha..  “Onde e que você aprendeu a falar inglês tão bem”?, perguntavam, “Na escola, Madame”, eu respondia,  um pouco sem graça, mas já sabendo que a gorjeta seria boa!  Foi nesta época que encontrei pela primeira vez com “celebridades”.  Me lembro de uma festa no hotel promovido pela gravadora Phillips, por ocasião da assinatura de um contrato com Elis Regina, mas memorável mesmo para mim foi a estadia da jovem e bonita atriz italiana Cláudia Cardinale, atracao principal do Festival de Cinema que se realizava na cidade.  Na época eu trabalhava como Garcon de Room Service, atendendo no período da manha, o mais movimentado por causa do serviço de café da manha.  A maioria dos hospedes, naquele tempo, tomavam café da manha nos apartamentos. Naquela época, o Leme Palace tinha oito copas nos andares, cada um atendendo apenas dois andares, e havia um garcon por andar, para atender apenas 14 apartamentos.  O serviço era muito mais sofisticado do que e hoje.  Naquele tempo, o garcon entrava no apartamento com um carrinho de serviço, montava todo o serviço na mesa do apartamento, e se retirava em seguida.  Meia hora depois, voltava ao apartamento para recolher os pratos sujos. Por  sorte, aconteceu que a Cláudia Cardinale ficou hospedado no andar  que eu atendia, e durante vários dias, tive o prazer de servir o café da Cláudia Cardinale dentro do seu apartamento,  para grande inveja dos meus amigos do Leblon.   A maioria dos meus colegas entre os garcons e barmen do Leme Palace neste tempo eram de origem portuguesa e espanhola.  Chegava a ser impressionante a quantidade deles.  Eles me tratavam muito bem e aprendi muito com eles.  Eram espertos, e ambiciosos,  e vários deles viraram donos de bares e restaurantes, sendo alguns muito bem sucedidos.  Tinham todos uma caracteristica de extrema dedicação ao trabalho, e não me surpreende que tantos foram tão bem sucedidos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário